Os festejos juninos deste ano serão os mais animados de todos os tempos no interior do Ceará. Fartura no campo e muita festa, nas comunidades e praças da região. Dessa vez o São João vai ser bem gordo. Enquanto os sanfoneiros afinam o fole, a colheita começa nas lavouras. Em Quixadá, não vai ser diferente. Para comemorar os bons resultados, os trabalhadores realizam festivais de colheitas. Na Califórnia, vai ser do milho e, no Cipó dos Anjos, do feijão. A festança no Município deve se prorrogar até julho. O Pula Fogueira será realizado no início do próximo mês, esticando as homenagens aos santos juninos.
Nesta manhã, os moradores do Distrito de Califórnia dão início às comemorações das colheitas com uma maratona, palestras e torneio de natação. Em seguida, haverá disputa para saber quem é o maior comedor de milho da região. Também vão eleger a rainha. A festa continua ao anoitecer no arraial especialmente preparado pelos moradores. Muita comida típica, tendo o milho como principal ingrediente, vai estar no cardápio elaborado cuidadosamente para o festival. Além da vizinhança e de visitantes de cidades da região, turistas mexicanos estão sendo esperados.
Segundo Daniel Nascimento, um dos organizadores do Festival do Milho, a comunidade volta a fazer festa na lavoura após três anos de colheita fraca. Dessa vez tem fatura. Na comunidade, situada a 32Km do Centro de Quixadá, moram 46 famílias. São 100 moradores adultos e ainda adolescentes e crianças. Conforme Nascimento, cada agricultor está colhendo este ano cerca de 30 sacas de 60 quilos. Serão 180 toneladas, um recorde para o assentamento criado em 1997, estima o trabalhador rural morador da localidade de Califórnia.
No próximo dia 25 será a vez da comunidade do Cipó dos Anjos realizar seu Festival do Feijão. A localidade, situada a 44Km do Centro de Quixadá, se destaca como maior produtora desse tipo de grão no Município. Uma gastronomia especial estará à disposição do público. Conforme Rosa Buriti, uma das organizadoras do festival, as comemorações começam com uma missa de ação de graças. Seguem os mesmos moldes da comunidade de Califórnia. Entretanto, destaca a organizadora não há interrupção nos festejos, realizados desde 2003. Embora bem menor, há sempre colheita de feijão.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com clima propício, a safra do Estado neste ano continua com projeção de recorde. O milho responde por mais de 70% de toda a produção de grãos. A safra de 2011 está projetada em 1,48 milhão de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. Toda essa produção está sendo colhida em, aproximadamente, 1,46 milhão de hectares (ha). Os números positivos estão relacionados ao cultivo do milho híbrido em 91 Municípios cearenses, devendo resultar este ano na produção de todo o potencial plantado.
De olho nos bons resultados nas lavouras, aquecendo diretamente a economia no interior, a Prefeitura de Quixadá resolveu transferir sua festa mais tradicional, o Pula Fogueira, para os dias 6, 7,8 e 9 de julho. Estima-se uma injeção de pelo menos R$ 1 milhão na economia.
Alex PimentelColaborador
MAIS INFORMAÇÕESFestival do Milho da Califórnia
(88) 3445.5031/ Festival do Feijão de Cipó dos Anjos: (88) 3414.466/ Fund. Cultural de Quixadá: (88) 3414.4666
0 comentários:
Postar um comentário