1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 8 de julho de 2011

QUIXERAMOBIM: IPHANAQ REALIZA OFICINAS DE ARTESANATO EM PEDRAS SEMIPRECIOSAS

                                  Artesão Iran ministra o curso para alunos da oficina

Iniciado desde o mês de julho de 2010, o Projeto “Beneficiamento de rochas e gemas” vem desenvolvendo oficinas de capacitação de jovens para a produção de artesanatos em pedras semipreciosas.

O projeto atende jovens de baixa renda e que, na maior parte do tempo em que não estão na escola, ficam expostos à situação de risco visto que nem sempre as políticas públicas conseguem atender a demanda de nosso município.
                                Aluno pratica as técnicas apresentadas na oficina

O projeto “Beneficiamento de rochas e gemas” é uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim, o Ministério da Cultura / Secretaria de Articulação Institucional, Fundação Nacional de Artes, Instituto Nordeste Cidadania Banco do Nordeste. Além disso, conta com apoio de instituições educacionais de Quixeramobim para a divulgação das oficinas, que acontecem em horários alternados visando à participação de estudantes matriculados em turnos diversos.

Um dos objetivos das oficinas, que são ministradas pelo artesão Francisco Iran do Nascimento, é criar um grupo de produção de artesanatos que serão comercializados nos eventos em Quixeramobim e regiões próximas. Acreditamos que ao final, com a capacitação desses jovens, os mesmos se insiram no mercado de trabalho proporcionando às suas famílias uma melhor renda e melhores condições de vida.

0 comentários: