1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PAPO CULTURAL: JORNALISTA MÔNICA MOURÃO APRESENTA RELATÓRIO "VOZES SILENCIADAS" EM QUIXERAMOBIM

                                                          Foto: osertaoenoticia.com

Foi realizado no dia 30 de setembro, 19h, na casa de Antonio Conselheiro o 9º Papo Cultural. Desta vez teve como convidada a jornalista Mônica Mourão, professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadora responsável pelo relatório “Vozes Silenciadas”.

O referido relatório é resultado de uma pesquisa realizada pelo coletivo Intervozes de comunicação analisando a cobertura da mídia sobre o MST, cujo lançamento aconteceu oficialmente no dia 24 de agosto, durante o Acampamento Nacional da Via Campesina em Brasília. É importante ressaltar que essa pesquisa até agora não foi apresentada nem em Fortaleza, sendo Quixeramobim o primeiro município no Ceará onde está sendo lançada. Disse a coordenadora da pesquisa Mônica Mourão.

Durante a sua exposição Mônica Mourão destacou que um dos méritos da pesquisa é que ela tira o movimento do “achismo” e comprova por meios de dados a realidade da criminalização das bandeiras de luta do Movimento dos Sem Terra (MST) na grande mídia. A pesquisa constatou que não há uma invisibilidade do movimento em si, mas de suas lutas e na maioria das vezes, o movimento é citado como referência pejorativa. Além disso, a maioria das matérias que circula na grande mídia e citam o MST, é sempre para associá-la a algo negativo.

Para a realização da pesquisa foram analisados trás grandes jornais de circulação nacional (folha de S. Paulo, o Estado de S. Paulo e O Globo); três revistas também de circulação nacional (Veja Época e Carta Capital); e dois telejornais de maior audiência no Brasil: Jornal Nacional da Rede Globo e o Jornal na Record.

Ao todo foram analisadas 301 matérias que mencionam o MST durante o tempo em que ele foi algo de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso Nacional, entre os meses de fevereiro a julho de 2010. 

Além na apresentação do relatório “Vozes Silenciadas”, teve distribuição gratuita aos presentes da cartilha com as informações da pesquisa. Quem tiver interesse, o mesmo está disponível na internet no site do Intervozes. Como também vendas de livros de temas ligados a área da comunicação. 

Estiveram presentes participando do evento, alunos de ensino médio, professores, representante do STR, sindicato dos servidores municipal, fórum dos assentados, etc.

O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural de Quixeramobim. É uma realização da Ong. Iphanaq e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo com o apoio do Sistema Maior de Comunicação.

TEXTO: NETO CAMORIM

0 comentários: