1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DOADORES DE SANGUE DIMINUEM EM ÉPOCAS FESTIVAS


O Hemocentro Regional do Sertão Central consegue mensalmente 500 bolsas. 
 
No período festivo no Sertão Central cearense, os bancos de sangue de toda a região sofrem com a falta de doadores. Mesmo fazendo ações durante todo o ano o Hemocentro em Quixadá precisa da sensibilização das pessoas a doarem sangue para reforçar esse período de festas, momento em que aumenta a demanda devido aos acidentes de trânsitos.

A Coordenadora de Hemocentro em Quixadá, Dra. Valdiene Fernandes, em entrevista ao portal Revista Central disse que o estoque está na média devido às campanhas nos 26 municípios que compreendem a atuação, porém, faz-se necessário sempre buscar doares, principalmente para o período de carnaval onde aumenta a preocupação e sempre diminui a frequência de doadores, “no período festivo as pessoas não fazem doação, com isso os estoques tende a diminuir, mas asseguro que hoje estamos preparados”, destacou.

De acordo com Coordenadora, o Hemocentro Regional do Sertão Central consegue mensalmente 500 bolsas. Um dos fatores positivos é o engajamento de instituições educacionais e empresas que mobilizam seus empregados a serem doadores. Atualmente os homens são o que mais doam sangue, e a faixa etária é de 20 a 40 anos com maior frequência. Entretanto, jovens a partir de 16 anos também podem doar, desde que tenham autorização de seus país ou responsáveis.

O Hemocentro atende o público de segunda sexta-feira, sempre das 7h até às 16 horas e aos sábado de 7h até às 13h. Para doar é preciso levar documentos com fotos e está com boas condições de saúde; evitar beber um dia antes; ter entre 16 e 67 anos. Os candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, devem ter consentimento formal do responsável legal; ter mais de 50kg, estar bem alimentado e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Municípios assistidos
Boa Viagem, Madalena, Itaiçaba, Quixadá, Nova Jaguaribara, Banabuiú, Choró Limão, Ibaretama, Milhã, Quixeramobim, Senador Pompeu, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano, Russas, Alto Santo, Iracema, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Potiretama, Quixerê, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte e Pedra Branca.

Mais Informações:
Hemocentro Regional em Quixadá     
Av. Plácido Castelo, 1558 - Centro
Fone: (88) 3445.1006/3445.1010
quixada@hemoce.ce.gov.br


COM INFORMAÇÕES DO PORTAL REVISTA CENTRAL

0 comentários: