1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

domingo, 8 de janeiro de 2012

REFLEXÕES INÚTEIS NO DIA EM QUE A TERRA PAROU (PIROU) !?


E agora quem poderá nos defender? Chamem o Batman, o Super-Homem, o Lanterna-Verde e o Chapolim Colorado e corram que a policia não vem aí. Ei Lampião pode vir, apareça, o sertão é todo seu, aproveite que a macacada não estará na sua cola e faça aquele baile perfumado. O velho-oeste é aqui e agora, só que sem xerife, ninguém quer ostentar a estrela no peito, nem mesmo o ranger Tex Willer virá resolver a questão. Chamem a corte marcial!

Enquanto isso longe da sala de justiça só o medo impera. Quem organizou essa loucura?Esse videogame da vida real? (Ninguém nunca sabe essas respostas). GTA ao vivo e a cores. Quem diria que jogar é bem melhor que viver (não acham?). É a Realidade nua e crua inspirada na ficção só que com Game Over para a civilização. Agora é barbárie, é greve e anarquia. O lugar ficou sem lei. Chamem o governador! Alô Bichos escrotos venham nos pegar, façam à festa, o prato esta cheio, é pra se lambuzar e estampar o V violento da vingança. Porque tão serio? (Questiona o vilão exemplar).

O caos foi instaurado com promessas e garantias de ordem e progresso no futuro. Não foi? Escolhemos Jesus ou terá sido Barrabás? Por Deus, nunca sabemos escolher. Ei homem primata pode me dizer aonde se escondeu o homem cordial? Não somos cordiais, não se iluda (é a resposta que me chega). Penso “a ocasião faz o ladrão”. O ladrão já esta é feito! (num instante discordo de mim mesmo). Seja você um marginal, seja você um herói (de onde me vem essa frase?). Deus me deu essas pernas finas pra correr atrás de bola e fugir da policia, mas ué cadê a policia? (disse-me outro marginal ironizando).

As portas estão abaixadas, as casas estão trancadas, saques, arrastões, e gente correndo. Correndo para onde? Porque tudo teve que correr no dia em que a terra parou?Quem parou foi a policia, não foi a terra, a terra só pirou. Todo mundo em pânico é coisa de cinema americano, coisa de programa de humor sensacionalista. Sem nenhum sensacionalismo coisa de Quixeramobim. Quixeramobim sitiado? Meu amor que será de mim? Que será de nós. Dou-me conta que estamos no sertão dos anos 30, pois está todo mundo correndo com medo de Lampião. Quem era que não corria com medo de Lampião? Só um cabra sendo besta e atrevido pra ficar. Meta o pé na carreira menino é tudo o que você pode fazer.





Bruno Paulino é Graduando em letras pela Feclesc/UECE.


 
Cordenador do Projeto Papo Cultural promovido pela ONG IPHANAQ.
 
Escreve aos domingos como colaborador na categoria O SERTÃO

2 comentários:

Ah Bruno! só você prá me fazer rir de tudo isso que aconteceu. Aqui em Maranguape também foi assim. Da sua história vê-se que foi tudo igualzinho em qualquer lugar que estivéssemos nesse Ceará de meu deus. mais você sabe deixar tudo bem descontraído com suas crônicas e a de hoje então, foi realmente uma cena de bang-bang(é o novo).

Eita Brunão!! Me fez rir, no meio dessa geléia geral - e isso sim, é proeza digna do Chico, amigo do lendário Zagor ou mesmo feito adequado a um Kit Carson, o sarcástico companheiro do ranger Tex Willer!