1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 26 de abril de 2012

GRUPO DE LEITURA INICIA DEBATES PREPARANDO CRONOGRAMA E AÇÕES

O Grupo de Leitura Sertões e Memórias realizou o primeiro encontro para debate no dia 13 de abril, na Casa de Antônio Conselheiro, Centro de Quixeramobim.

Além das impressões iniciais dos participantes sobre A Terra, 1a parte do Livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, comentou-se sobre os obstáculos e potencialidades do Grupo e de ações coletivas dos integrantes que possam, a partir dos encontros, atingir outros objetivos e interferir na cidade de outras formas, lendo-a, pensando e difundindo ideias que liguem os encontros à dinâmica cultural em Quixeramobim.
¨Quando coloquei a ideia do grupo foi dentro de conversas que tinha com pessoas que falavam da dificuldade de ler Os Sertões, sozinho, e ao mesmo tempo da vontade que tinham de se apropriar da obra, a partir também das questões ligadas ao Conselheiro que circulam na cidade¨, afirmou Bruno Paulino, estudante de Letras (Uece/Feclesc) e um dos idealizadores do Grupo com a também estudante de letras Mayara Albuquerque, com quem passa a Coordenar o Grupo, com apoio da ONG Iphanaq, da qual ambos participam.
Os integrantes decidiram pela realização de encontros semanais, prioritariamente dia 13, em alusão ao 13 de março, data de nascimento de Antônio Conselheiro, em 1830, na mesma Casa onde ocorrerão os encontros. O Grupo de Leitura foi lançado no dia 13 de março deste ano, durante a programação do Conselheiro Vivo. Quando o dia 13 for marcado sábado ou domingo no calendário, o encontro do Grupo ocorrerá em dia próximo da semana, em acerto entre os integrantes na reunião anterior. Em maio próximo, por exemplo, com o dia 13 no domingo, o encontro do Grupo de Leitura ocorre dia 11, na sexta, 19h30, na Casa de Antônio Conselheiro. Na ocasião será debatido texto completo de A Terra, d´Os Sertões. Os interessados em participar devem fazer a leitura até lá para a conversa em grupo a partir do texto na data marcada.

Mais informações: 
E-mail: bruno_enxadrista@hotmail.com / mayara.cruz.albuquerque@gmail.com
Telefone: (88- 9991-1512/TIM)

Texto: Danilo Patrício
Fotos: Elistênio Alves 
 COM INFORMAÇÕES DO BLOG PONTO DE CULTURA

0 comentários: