1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

domingo, 20 de janeiro de 2013

HOSPITAL DO SERTÃO CENTRAL


















Com ordem de serviço assinada em março do ano passado, o Hospital de Quixeramobim ainda está nas fundações FOTO: CRISANTO TEIXEIRA

Com o principal objetivo de melhorar a assistência médica da população do Interior do Estado, desafogando também os atendimentos na Capital, os próximos hospitais regionais a funcionarem no Ceará serão no Sertão Central (HRSC), em construção na cidade de Quixeramobim, e na Região Metropolitana de Fortaleza, no município de Maracanaú.



Ainda não há data definida para funcionamento das próximas unidades de assistência médica, mas, segundo seu gabinete, o próprio governador, Cid Gomes, pretende fazer a entrega à população antes do encerramento de sua gestão, em 2014.

Os próximos centros de Medicina devem seguir o modelo de funcionamento do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), somente em quatro meses de funcionamento foram feitos mais de 77 mil atendimentos no HRC. O número de exames também superou as expectativas. Foram quase 28 mil no período.

Complexidade

Neste total, estão incluídos exames complexos, como ressonância magnética. Antes, esse tipo de exame era realizado apenas na Capital em toda rede pública no Estado. O HRC assiste a população dos 44 municípios da macrorregião do Cariri. Inaugurado em abril de 2011, este foi o primeiro hospital público da rede estadual construído no interior do Ceará.

Com ordem de serviço assinada pelo governador em março do ano passado, a unidade médica de Quixeramobim ainda está nas fundações. O serviço foi iniciado há quatro meses. Todavia, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), o prazo para conclusão da obra do HRSC é de 16 meses. A cobertura do novo hospital atinge a população de 612.377 habitantes dos 20 municípios da 5ª, 8ª e 14ª microrregiões de saúde. Além do Sertão Central, o Hospital Regional atenderá também pacientes dos Inhamuns.

A unidade foi a mais disputada entre os prefeitos dos municípios do Sertão Central. Além de Quixeramobim, Quixadá pleiteava o Hospital Regional. Comitivas foram ao Centro de Convenções, em Fortaleza, para disputar o HRSC.

O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, eleito para o seu terceiro mandato à frente da gestão municipal, considera a implantação da rede estadual de assistência à saúde como uma das mais importantes iniciativas do atual Governo.

A assistência médica de qualidade é alívio para milhões de cearenses, gente humilde, na maioria das vezes obrigada a enfrentar uma verdadeira maratona para ter direito a uma boa saúde, conforme avalia.

A escolha de sua cidade foi mais importante ainda. Além do atendimento médico especializado, vai incrementar a economia local. "Agregar os dois segmentos é salutar para o progresso de qualquer cidade", afirma.

Por conta das boas perspectivas, tanto na área da saúde como na economia regional, Cirilo Pimenta pretende implantar uma Faculdade de Medicina em sua cidade. Ele não definiu ainda com quem pretende formar parceria. Acena para a possibilidade de um campus universitário público, provavelmente federal.

Quando estiver pronto, o Hospital Regional precisará de muitos profissionais da Medicina. A região não possui nenhum centro de formação nessa área da saúde. Dessa forma, além de se destacar como maior polo pecuarista leiteiro do Estado, Quixeramobim se transformará também em referência de saúde pública.

Conforme a Sesa, a nova rede de assistência à saúde vai além dos quatro hospitais de alta complexidade, Cariri, Zona Norte, Sertão Central e Região Metropolitana de Fortaleza. A rede ainda inclui 22 policlínicas.

Nove delas já foram inauguradas. Há ainda 18 Centros de Especialidades Odontológicas com 13 deles inaugurados, mais 32 unidade de Pronto Atendimento (UPAs).

ALEX PIMENTELCOLABORADOR 



MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL REVISTA CENTRAL

0 comentários: