1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ESTADO É CONDENADO A PAGAR PENSÃO A FAMÍLIA DE PRESO ASSASSINADO DENTRO DA CADEIA PÚBLICA DE QUIXERAMOBIM



Imagem: Internet

Em uma decisão tomada pela  1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará que teve como relator o desembargador Emanuel Leite Albuquerque, o Estado do Ceará foi condenado a pagar pensão alimentícia a mãe e filha de preso assassinado dentro da cadeia pública do Município de Quixeramobim.



O detento Antônio Daniel de Lima e Silva, vulgo “Chinês”, cumpria pena pelo crime de tráfico de drogas quando em abril de 2011  foi baleado por outro detento na boca durante um banho de sol. O mesmo ainda foi socorrido para o hospital local e transferido em seguida para Fortaleza mais veio a óbito logo em seguida. A ação foi ingressada pela família da vítima alegando que devido às péssimas condições carcerárias e à falta de fiscalização, um preso estava armado e cometeu o crime. A família também alegou ser de baixa renda e sustentada pelo detento. O Estado argumentou que os parentes do falecido não comprovaram a responsabilidade do ente público. Assegurou que as providências para a segurança do ex-detento foram tomadas e que o fato aconteceu por causa das desavenças entre os presos.



O juízo da 1ª Vara da Comarca de Quixeramobim condenou o Estado ao pagamento de pensão no valor de um salário mínimo dividido entre a genitora do falecido e a filha. Objetivando modificar a decisão, o ente público interpôs agravo de instrumento (nº 0026434-33.2013.8.06.0000) no TJCE. Sustentou que o preso tem responsabilidade sobre o crime. 

Ao julgar o recurso, nessa segunda-feira, 29, a 1ª Câmara Cível manteve a sentença por unanimidade. O relator ressaltou que o poder público tem o dever de custodiar e preservar a integridade física e moral dos presos conforme dispõe a Constituição Federal.


POR REDAÇÃO
COM INFORMAÇÕES DO PORTAL DO TJ-CE 

4 comentários:

Porque eles não pagam pensão também para as famílias do cidadãos que esses traficantes matam? e para as mães e pais que tem os filhos mortos e a família destruídas por causa da droga que os traficantes vendem?

situação ridícula. Pagar pensão a família de um traficante que não contribuía em nada para a sociedade. Mas é costume no Brasil beneficiar marginais e corruptos enquanto pessoas de bem que produzem ficam com seus direitos básicos, saúde, educação e segurança negligenciados.

Eu quero saber e si o Felix tem colagem de assina a cassação do prefeito Cirilo pimenta, se ele no tem nem coragem sai do armário

Realmente é revoltante em saber que o Estado esquece as famílias que perderam seus chefes, assassinados barbaramente e muitas vezes por motivos banais, sou testemunha viva desse ato irresponsável e o que é mais revoltante, a pessoa ainda volta a trabalhar pelo Estado e o pior na Polícia. Estado por favor me conceda uma pensão para poder ajudar a pagar os estudos dos meus filhos.Acho que vou atrás, quem sabe daqui a 20 anos eu ganhe essa causa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.