1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

AGRICULTORES COMEÇAM A ARAR A TERRA NO SERTÃO CENTRAL

Clique para Ampliar

O entusiasmo com a chegada do inverno levou até uma tropa de tratores a desfilar pelas ruas de Quixadá
FOTO: ALEX PIMENTEL

Maquinários, trabalhadores rurais e início de distribuição de sementes criam clima de expectativa no campo
Quixadá. O dia amanhece nublado. As chuvas estão se tornando mais frequentes. As últimas previsões dos órgãos oficiais e dos profetas da chuva são otimistas. É hora de correr para o roçado, começar a arar a terra e plantar. Na perspectiva de um bom inverno, sem excessos e nem escassez de precipitações, trabalhadores rurais, sindicatos e secretarias de Agricultura do Sertão Central já estão se mobilizando. A quadra invernosa promete ser das melhores deste milênio, essa é a expectativa de quem vive da lavoura e de quem presta assistência ao trabalhador rural.

Os lavradores lamentam os desastres nas cidades do Sul do País, principalmente no Rio de Janeiro. Esperam não enfrentar tamanha força da natureza. Embora em 2010 tenham perdido suas colheitas, em razão das poucas chuvas, muitos já começaram a plantar.

Os agricultores de Quixadá estão sendo os primeiros. Mesmo antes do início da distribuição das sementes selecionadas do Governo do Estado, pela Ematerce, já tem gente usando o estoque caseiro. Apostam na continuidade das primeiras chuvas do ano.

A Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá também aposta num bom inverno. Por conta do otimismo um verdadeiro exército de tratores foi recrutado. Este ano, quem resolveu se cadastrar no programa de plantio consorciado, com mamona, terá 26 máquinas a sua disposição.

Enquete
Esperança

"O sonho de todo agricultor é ver suas sementes brotando. Com um tempo desses vai se transformar em realidade"
Maria Alcy Pereira dos SantosAgricultora

"Quando as primeiras gotas de chuva começam a cair a mão da gente começa a coçar para plantar. Se Deus quiser vai ser bom"
Bertoldo Carvalho da SilvaAgricultor

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá; Rua José de Alencar, 405 - Centro/ Telefone: (88) 3414.4680

ALEX PIMENTELCOLABORADOR

FONTE : DIÁRIO DO NORDESTE / REGIONAL

0 comentários: