Véspera da escolha da sede do município que será escolhida nesta segunda-feira, 11, as cidades de Quixeramobim e Quixadá se movimentam para tentar trazerem este grande investimento para o centro geográfico do estado.
Nesta última semana o site Revista Central divulgou reportagem com o prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro confiante em que sua cidade será a escolhida para ser sede do Hospital Regional.
Confira Reportagem do site Revista Central:
Jackson Perigoso
Reportagem
Edgardo Moraes
foto
"Ensino e pesquisa e só Quixadá pode oferecer, visto que já tem a Faculdade Católica”.
O prefeito do município de Quixadá, Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro(PT), busca os últimos detalhes para a tão esperada disputa que deverá enfrentar na próxima segunda-feira,11, na qual acontecerão as explanações das cidades candidatas a sediar o Hospital Região do Sertão Central – HRSC.
O prefeito Rômulo Carneiro concedeu entrevista ao portal Revista Central sobre o assunto quando participava de um ato no Assemtamento Boa Vista. Na sua avaliação do gestor, Quixadá e Quixeramobim são as cidades com maior chance de vencer este desafio, pois ambas estão em melhor posição geográfica das demais concorrentes. Porém, deixou claro que não existe melhor local do que na Terra dos Monólitos e destacou os motivos, “os hospitais de Juazeiro e de Sobral foram baseados em três critérios que o Ministério da Saúde exige, sendo que o primeiro é Assistência, o segundo é o de Regulação, estes todas as candidatas já oferecem, porém, o mais importante é o terceiro que é o de ensino e pesquisa e só Quixadá pode oferecer, visto que já tem a Faculdade Católica”.
A votação
De acordo com Rômulo Carneiro, as cidades candidatas não têm o direito de votarem, portanto, Canindé, Quixadá, Quixeramobim e Tauá, que são as candidatas não votarão. Sendo que estas terão 15 minutos com tolerância de 5, para fazerem as suas defesas.
Quem pode votar?
Após as explanações de cada comissão, iniciará a tão esperada votação. Os Prefeitos, Presidentes das Câmaras Municipais e os Conselhos Municipais da Saúde de cada município têm direito a voto. Os municípios de Irapuan Pinheiro, Mombaça e Piquet Carneiro não participam da votação, visto que escolheram fazer parte da micro-regional de saúde de Iguatu. Estas três cidades possívelmente votariam em Quixeramobim.
Banabuiú, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga íntegram o grupo que devem votar em Quixadá, conforme garente o prefeito Rômulo Carneiro.
Milhã, Senador Pompeu e Solonópole são municípios que declaradamente votam em Quixeramobim.
Caridade, Itatira e são possíveis eleitoras de Canindé, visto que há maior próximidade
Madalena e Pedra Branca possivelmente votarão em Boa Viagem
Arneiroz, Parambu e Paramoti são cidades com tendência a votar no município de Tauá.
Outro critério
O prefeito explicou que os votos de cada município vontante serão pontuados conforme os números de habitantes.
As duas cidades que receberem mais votos serão classificadas para o segundo turno, porém, ainda não há difinição de como ocorrerá no segundo turno. Tudo indica que na lista o governador dará a setença final.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Kleber Júnior, também de mostrou confiante na vitória, “não há outra cidade com maior potencialidade para receber esta obra”. “Eu acredito que iremos vencer esta batalha”, destacou. Kleber irá representar o parlamento de Quixadá.
A redação do portal Revista Central há dias busca agendar entrevista com o prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, porém, não recebemos nenhuma resposta de sua assessoria.
O Blog Sertão Agora publicou nesta sexta-feira as vantagens de Quixeramobim no processo de escolha.
Confira a reportagem do Blog Sertão Agora:
Hospital no Coração do Ceará: conheça as vantagens de Quixeramobim no processo de escolha
Por Gabrielly Frutuoso
A opinião do Prefeito, a iniciativa da Câmara e o apoio da população
Na próxima segunda-feira, 11, o Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes receberá prefeitos, integrantes de câmaras e conselhos municipais de saúde para reunião no Centro de Convenções, em Fortaleza, ocasião em que será definida a sede do Hospital Regional do Sertão Central. Durante o encontro, agendado para as 18hs, os pleiteantes terão 15 minutos, com tolerância de 5, para apresentarem seus projetos. Canindé, Quixadá, Quixeramobim e Tauá são os quatro concorrentes.
Em entrevista à emissora de rádio local, o Prefeito de Quixeramobim, Edmilson Correia de Vasconcelos Júnior declarou que tem estudado muito sobre a tradição em saúde que Quixeramobim acumulou no decorrer dos anos, falou da sua excelente rede de pousadas e hotéis e relatou de forma sucinta sobre aspectos históricos do 9º município mais antigo do Estado. O gestor disse ainda que está confiante e com sentimento de dever cumprido, após ter concretizado árduo plano de ação, o que inclui visitas à prefeituras e câmaras municipais da região em busca de apoio. O trabalho se deu em conjunto com a Câmara de Vereadores de Quixeramobim, que tem a frente o médico e ex-secretário de saúde, Carlos Roberto Mota Almeida. Pedra Branca, Madalena e Mombaça foram alguns dos municípios visitados pela comissão de vereadores e que declaram voto favorável à cidade coração do Ceará.
Apoio da população
O mobilização dos quixeramobinenses têm sido fundamental. Campanhas de apoio a candidatura do município foram lançadas e associações também se engajaram neste propósito. A loja maçônica "Acácia Sertaneja" fez um abaixo-assinado com milhares de assinaturas que deverá ser entregue ao governador no dia da eleição.
Aspectos que podem favorecer Quixeramobim durante a escolha:
- 9ª cidade mais antiga do Ceará: conserva laços históricos com a maioria dos municípios da região;
-Tradição em Medicina: o Hospital Regional Dr. Pontes Neto, durante muitos anos foi um dos mais modernos do Ceará, chegando a atender pacientes de outros estados, como Pernambuco, por exemplo. Neste mesmo hospital funcionou durante anos o primeiro estágio rural para estudantes de medicina.
- Suporte Hídrico: uma obra no patamar do Hospital do Sertão Central carecerá de muita água. Para tanto, Quixeramobim oferece condições hídricas excelentes;
- Localização Geográfica: situado no Centro Geodésico do Estado do Ceará, é de fácil acesso aos demais municípios;
- Unidade do Instituto Médico Legal (IML): como Quixeramobim já dispõe de unidade do IML, os pacientes que vierem a óbito não precisarão passar pelo transtorno de serem transferidos para autópsia;
- Excelente rede hoteleira e comércio;
- Boa estrutura energética;
- Alto nível histórico e cultural;
Outras informações:
Segundo dados do IBGE, dentre os municípios pleiteantes, Quixeramobim foi o que mais cresceu em termos comerciais e econômicos nos últimos dez anos.
A tradição em pecuária leiteira e a criação de milhares de empregos fizeram do município o principal centro econômico do Sertão Central.
Sobre o hospital:
O empreendimento custará 96 milhões de reais ao tesouro estadual.
Contará com 294 leitos, 74 enfermarias, sendo 51 de emergência, 20 de UTI adulta, 15 de cuidados semi-intensivos.
0 comentários:
Postar um comentário