1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MESTRE DA CULTURA COMEMORA 61 ANOS DE REISADO


O nascimento do filho de Deus destaca a espiritualidade católica e inspira a manifestações culturais do Reisado. Neste natal uma grande festa foi marcada para além do nascimento do menino Jesus uma comemoração mais do que especial, os 61 anos de Reisado do Mestre Piauí.
 Mestre Piauí ao lado de Pedro Henrique Fernandes, realizador do evento
A residência de Nº 798 da Rua Bougival Leão pertencente a família Fernandes na cidade de Quixeramobim, já reverenciou grande parte da historia e do crescimento da cidade, mas neste 25 de dezembro de 2011 presenciou um fato histórico que marcará os seus mais de cem anos de construção, o encontro do mestre Piauí com artistas e amigos de Quixeramobim. O evento foi realizado pelo jovem artesão Pedro Henrique Fernandes, 25 anos, um apaixonado pela cultura do reisado. Rei, rainha, o Careta, a Catirina, guerreiros, índias pastorinhas e brincantes, animaram a noite de natal. Segundo o organizador do encontro aquele momento serviu para aproximar grandes artistas do município com o público presente. “São esses encontros culturais que se deve manter no nosso dia-a-dia, temos a honra de receber nesta casa que é tombada pelo IPHAN, grandes amigos para comemorarmos juntos o aniversário de Jesus e os 61 anos de reisado do mestre Piauí. Sanfoneiros como Tenilson,Luiz Paulo, músicos com Azanias, Vandinho,Agimiro, meu Tio que é um dos Maiores humoristas do Brasil e grande apaixonado pelo reisado, Antônio Fernandes, são pessoas apaixonadas pela nossa cultura”, completou Pedro Henrique.
 Mestre Piauí ao lado do humorista Antônio Fernandes (Skolástica)
Um verdadeiro encontro de artistas da terra de Antônio Conselheiro foi registrado no aniversário de 61 anos de reisado do mestre da Cultura Piauí. Quem não poderia ficar de fora foi um dos maiores humoristas do Brasil, Antônio Fernandes, que faz a personagem Skolástica que é filho de Quixeramobim é também um apaixonado pela cultura do reisado. “Fiz questão de não faltar a este evento organizado pelo meu sobrinho, Pedro Henrique, é uma honra está junto com o mestre do nosso folclore. Aproveitei um pouco para rever meus amigos de infância e de participar de um momento histórico na nossa cultura”, completou o humorista. Ao ser perguntado o que Skolástica, seu personagem, diria daquele acontecimento, Antônio Fernandes se emocionou e falou que nunca pensou que um dia estaria em sua terra como um dos maiores humoristas do País ao lado de um dos maiores mestre da Cultura que ele conhece realizando algo que assistia quando pequeno ao lado de seu pai ao qual preservou aquela casa com todo carinho para sua família. “A melhor coisa da vida são as surpresas que Deus coloca em nossa frente, pois em nenhum momento pensei que o homem que vinha buscar uma televisão que o meu pai concertava um dia viesse se transformar no principal ícone de nosso folclore e eu estivesse hoje frente a frente como um dos maiores humoristas do pais. Amo a minha cidade e é esse carinho de vários artistas de nossa terra que vieram prestigiar o mestre Piauí que incentiva a cada dia continuarmos levando o nome de Quixeramobim para todo o Brasil.  

O boi é uma das figuras centrais do Reisado. Com danças e gingados, concentra os movimentos do cortejo de brincantes populares. O mestre Piauí comemorou os seus 61 anos de reisado com 73 anos de idade ao lado de seus filhos que também participam do boi e de sua esposa Dona Maria Ferreira da Silva, 69 anos.

 MAIS INFORMAÇÕES
Reisado do Mestre Piauí
Telefone: (88) 9466.7988


POR FERNANDO IVO

1 comentários:

Passando para desejar um próspero 2012 e aproveitar o espaço para agradecer à todos que nos ajudaram diretamente e indiretamente, com a presença e divulgação à promover este manifesto de caráter cultural e artístico em nossa terra, no qual foi homenageado o MESTRE PIAUI por seus 61 anos de vida dedicada a cultura popular do Bumba-meu-Boi em nossa amada cidade. Agradecer à toda população presente de Quixeramobim, Marcos André, Fernando Ivo(OSERTÃOÉNOTICIA.COM), Liduina Leite, Azanias, Antº Fernandes(SKOLASTICA), Tenilson, Luis Paulo, Giovana Costa, Fco Fernandes, Dihassys Bandeira, Ana Lúcia Fernandes, Antº Reis, Pirulito, Agemiro, Edilailson(EDIART), Eudásio (FERA-LOURA), Izaurinha Reis, Sergio Machado(SISTEMA CANUDOS), Ricardo Farias, Willame Gonçalves, Fco Carneiro, Paulo Sergio, Jorge Luiz Fernandes, Cia do Buneco, Mazé Damasceno, Didiu Damasceno entre tantos outros. Forte abraço do amigo PEDRO HENRIQUE FERNANDES.