1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FALTA DE AMBULÂNCIA PREJUDICA ATENDIMENTO EM QUIXERAMOBIM

Parte externa do carro de resgate da Unidade do Corpo de Bombeiros do Sertão Central, localizado em Quixeramobim
Parte interna do carro de resgate da Unidade do Corpo de Bombeiros do Sertão Central, localizado em Quixeramobim, totalmente extragada, com bastante ferrugem e o piso afundando.

Vítima sendo socorrida pelo Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito em  um carro Saveiro, alugado a AMTQ.


Quixeramobim tem se destacado nos últimos anos pelo forte crescimento urbano do município. O prefeito municipal, Edmilson Junior, alguns de seus secretários e vereadores receberam vários prêmios  por realizarem de acordo com as “pesquisas”, uma gestão de qualidade. Um dos projetos inovadores do prefeito foi a criação de uma unidade de socorro, SOS, para serviços de Urgência e Emergência. Durante muito tempo essa unidade trabalhava em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito, disponibilizando um atendimento rápido e eficaz, principalmente nas ocorrências que envolviam acidentes de trânsito.Com a mudança de secretários, esse serviço foi transferido para a sede da Secretaria de Municipal de Saúde. Antes da transferência do SOS, com uma simples ligação eram acionados os dois órgãos, algo que hoje é impossível realizar, pois os mesmos estão funcionando em locais e telefones diferentes, além do que, o mesmo possui apenas carros do modelo Fiat /Uno, veículo inadequado para transportar uma vítima em uma maca e torna-se impossível qualquer manobra de salvamento dentro do veiculo.

Para piorar a situação, a unidade de resgate do Corpo de Bombeiros com sede em Quixeramobim está há quase um ano sem condições de uso, deixando os mesmos impossibilitados de prestar um socorro ao cidadão. Vale salientar que nas ocorrências onde é necessário um atendimento rápido, o carro utilizado para levar a vitima é uma saveiro que presta serviço a AMTQ, ou a viatura da Policia Militar, carros esses inadequados para a realização deste tipo de socorro. A preocupação é maior quando se observa o crescimento diário da frota de veículos em Quixeramobim. Segundo dados do DETRAN, até Agosto de 2010 o município possuía 11.328 veículos, sendo que 70% desses são motocicletas.

Segundo o Agente de Trânsito Willame Ferreira, até o momento não se viu nenhuma autoridade política se preocupar com o assunto, “Não observo a preocupação política de nenhuma autoridade em reparar esse erro, vindo a procurar dar sustentabilidade a esses órgãos. Talvez a não preocupação dos mesmos seja por causa da competência dos Agentes de Trânsitos e dos Bombeiros desta cidade que mesmo sem terem a mínima condição de prestarem um socorro adequado ao cidadão (Devido à falta de equipamentos, como por exemplo, uma viatura para resgate), sempre dão um “jeito” de socorrer e prestar um atendimento ao qual merece o cidadão, pois os mesmos não podem virar refém de uma política que não se preocupa com sua população”. Segundo o agente, um veículo adequado para a realização do resgate seria o essencial, pois Quixeramobim possui uma grande quantidade de profissionais qualificados, mas sem um apoio adequado. O agente ainda lembrou que todos estão correndo risco se sofrer um acidente no trânsito, e é nessa hora que sabemos como é precioso um resgate realizado de maneira rápida e eficaz, dando a vítima maiores chances de sobrevivência.

A prefeitura de Quixeramobim espera e sonha com a inplantação de uma unidade do SAMU no município , mas até a instalação desta unidade a população conta com a própria sorte e o serviço prestado pelos agentes de trânsito e bombeiros de tentarem da melhor maneira socorrer as vítimas para a unidade hospitalar.

1 comentários:

Cde o governadozão que eu num vejo fazeer nd sera possivel que isso vai continuar assim pormais um longo tempo