1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DIOCESE DE QUIXADÁ COMPLETA 40 ANOS


Para comemorar os 40 anos foi realizado neste sábado um grande show que atraiu milhares de pessoas de várias cidades do Estado com a banda Anjos de resgate.

Caravanas de várias cidades da região do Sertão Central cearense, estiveram em Quixadá para conferir de perto o aniversário de 40 anos da Diocese. Fundada em 1971, a Diocese de Quixadá foi solenemente instalada aos 20 de agosto do ano 1971 em uma decorosa Concelebração Eucarística presidida por D. Humberto Mozzoni, Núncio Apostólico no Brasil.

Nos arquivos mostra que o primeiro Bispo da Diocese foi Dom Joaquim Rufino do Rego. A diocese era muito grande e o número de sacerdotes era pouquíssimo, sendo apenas com 12 padres. O Bispo tinha que dar conta das atividades de Bispo e de pároco, para cumprir com a sua missão. Ao deixar a Diocese, após um árduo trabalho, sobretudo no campo vocacional, só havia conseguido ordenar seis sacerdotes, mas deixou frutos colhidos, como a construção do “Centro vocacional Pio XII” que servia ao mesmo tempo de Seminário Menor e Residência Episcopal, e muitas sementes lançadas para germinações futuras. D. Rufino permaneceu por quase 15 anos.

No dia 16 de março de 1988, o Papa João Paulo II nomeou o Pe. Adélio José Tomasim, sacerdote da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, Bispo da Diocese de Quixadá. D. Adélio foi ordenado aos 26 de março de 1988 e tomou posse da nossa Diocese aos 29 de maio de 1988, ficando assim, empossado como o 2º Bispo Diocesano de Quixadá.

A Diocese por esta época vivia um momento de muita expectativa e na simplicidade de cada um existia uma fé viva, o que facilitava o trabalho de um novo Bispo. Dom Adélio, apesar de possuir um jeito diferente de ser, de trabalhar, de estar presente, pôde realizar um fecundo pastoreio à frente desta porção do povo de Deus. Destacou-se por seu amor à Diocese, seu desejo de evangelização e por sua atuação no campo social. Um amor à Diocese que o fez criar mais 9 paróquias, dado o aumento das vocações e dos sacerdotes graças ao Seminário Maior instalado anexo ao “Centro Vocacional Pio XII”, construído por seu antecessor. Uma atuação social que lhe permitiu gerar empregos em Quixadá e movimentar direta e indiretamente milhares de pessoas ajudando a despertar este município para o desenvolvimento.

Tendo completado 75 anos de idade, conforme o Direito Canônico, D. Adélio, pediu ao Santo padre a renúncia ao governo pastoral da diocese, a qual foi aceita pelo Romano Pontífice Bento XVI aos 03 de janeiro de 2007.

Na mesma data o Sumo Pontífice Bento XVI nomeou o, então, Pe. Ângelo Pignoli, sacerdote diocesano do Clero da Diocese de Franca em São Paulo. Aos 25 de março de 2007, ao lado da Sé Catedral Diocesana da Sagrada Família na idade de Quixadá, durante a Celebração Eucarística, realizou-se a solenidade de Posse Dom Ângelo Pignoli, como Bispo Diocesano de Quixadá.

0 comentários: