1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

terça-feira, 6 de setembro de 2011

MARIA DA PENHA RECEBERÁ TÍTULO DE CIDADÃ QUIXADAENSE


Três mulheres receberão o mais importante título do município. 

Maria da penha Maia Fernandes, a mulher que lutou por quase 20 anos para ver seu agressor na cadeia e deu nome à lei especial contra a violência doméstica receberá da Câmara Municipal de Quixadá, o mais importante título do município que é de “Cidadã quixadaense”, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares municipais daquela casa legislativa.

Pelo trabalho social realizado e pela participação em prol da legislação em defesa dos direito da mulher, foi concedido o título de cidadã quixadaense a Maria da penha Maia Fernandes, natural de Fortaleza.

A Biofarmacêutica cearense, hoje com 61 anos, fez da sua tragédia pessoal uma bandeira de luta pelos direitos da mulher e batalhou para que fosse feita justiça. O seu agressor, o professor universitário de economia Marco Antonio Herredia Viveros, era também o seu marido e pai de suas três filhas.

Na época ela tinha 38 anos e suas filhas idades entre 6 e 2 anos. Na primeira tentativa de assassinato, em 1983, Viveros atirou em suas costas enquanto ainda dormia, alegando que tinha sido um assalto. Depois do disparo, foi encontrado na cozinha, gritando por socorro. Dizia que os ladrões haviam escapado pela janela.

Maria da Penha foi hospitalizada e ficou internada durante quatro meses. Voltou ao lar paraplégica e mantida em regime de isolamento completo. Foi nessa época que aconteceu a segunda tentativa de homicídio: O marido a empurrou da cadeira de rodas e tentou eletrocutá-la embaixo do chuveiro. Herredia foi a júri duas vezes: a primeira, em 1991, quando os advogados do réu anularam o julgamento. Já na segunda, em 1996, o réu foi condenado há dez anos e seis meses, mas recorreu.

Em parceria com o CEJIL e o CLADEM denunciou o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA pela negligência   do Estado Brasileiro tratar os casos de violência doméstica no Brasil.

Após as tentativas de homicídio, Maria da Penha começou a atuar em movimentos sociais contra violência e impunidade e hoje é coordenadora de Estudos, Pesquisas e Publicações da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência (APAVV) no Ceará.
A história de Maria da Penha pode ser conhecida na biografia que escreveu em 1994, intitulada “Sobrevivi... Posso contar”.
A Câmara Municipal de Quixadá também aprovou e projeto de lei concedendo título pelos 15 anos de dedicação na área de Enfermagem, Dra. Maria das Graças Lira Vasconcelos, natural de Fortaleza, também receberá o título. Quem também receberá o título de cidadã quixadaense será a Dra. Paula Frassinetti de Lira de Oliveira, natural de João pessoa, Estado da Paraíba. Ela tem 15 anos de dedicação na área da medicina no município.
Conforme o presidente da Casa, vereador José Kleber Bezerra Carneiro Júnior não há data certa para a entrega dos títulos, mas que possivelmente no fim do ano como de praxe.

Mais Informações:
Câmara Municipal de Quixadá

Endereço: Travessa Tiradentes, 515 – centro
Telefone: (88) 3412.2285
www.camaraquixada.ce.gov.br

0 comentários: